22 de mar. de 2009

Dia Mundial da Água

GENEBRA - A falta de água potável é a segunda causa de mortes de crianças menores de cinco anos no mundo, 4.200 das quais falecem a cada dia por doenças provocadas por esta carência, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 20 de março, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, em inglês).
Por causa do Dia Mundial de Água, comemorado em 22 de março, a chefe de Água e Saneamento do Unicef, Clarissa Brocklehurst, lembrou que “o acesso à água potável e ao saneamento é essencial para todos os aspectos da vida das crianças; sua saúde, sua sobrevivência e o respeito a sua dignidade”.
Cerca de 900 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água potável, enquanto que 125 milhões de crianças menores de cinco anos vivem em lares sem acesso a fontes de água potável.
Além disso, 2,5 bilhões de pessoas não contam com serviços adequados de saneamento.
A distância entre as moradias e o lugar de fornecimento de água e a contaminação por coliformes fecais ou decorrente de problemas no transporte e no armazenamento são outros problemas ligados ao tema.“Não é possível se dar ao luxo de não fazer nada a respeito das questões relacionadas com a água”, afirmou Clarissa Brocklehurst.

Nenhum comentário: