17 de set. de 2008

Minc anuncia ampliação da cobertura de tratamento de esgoto

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou que o governo pretende dobrar a cobertura de saneamento ambiental no País, com um plano decenal de saneamento básico a ser implementado no fim do ano.

O anúncio foi feito durante a comemoração dos 54 anos da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dia 8 de setembro, no Rio de Janeiro.

"Hoje, o Brasil coleta e trata 35% do esgoto domiciliar, o que significa que 65% do esgoto vai in natura para os rios, mares e lagoas. O objetivo é, em 10 anos, passar de 35% para 70%", disse.

Minc adiantou que serão necessários investimentos de mais de R$ 12 bilhões por ano. Atualmente, segundo ele, contando investimentos federais, estaduais e privados, o investimento é de cerca de R$ 6 bilhões anuais em saneamento.

Minc destacou, ainda, que a principal causa da mortalidade infantil no Brasil é a falta de tratamento de esgoto. Para ele, é fundamental encarar o saneamento ambiental como prioridade estratégica do país, por isso, o plano terá o planejamento das ações dos próximos 10 anos.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: